Enem 2008 prorroga prazo para inscrição
As inscrições podem ser feitas pela Internet, pela página eletrônica do Inep ou em agências dos Correios. Todos os estudantes de escolas públicas e ainda aqueles declarados carentes – egressos ou estudantes de escolas particulares - não pagam a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 35,00.
Quem optar por fazer inscrição em agência dos Correios deverá preencher uma ficha em papel, que está sendo enviada a todas as escolas de nível médio do País. Os estudantes deverão pegar a ficha, preencher e entregar em uma agência dos Correios.
Os alunos de escolas particulares deverão pagar a taxa em qualquer agência bancária antes de entregar a ficha preenchida nos Correios. As agências dos Correios também terão fichas disponíveis para fornecer a egressos.
Aqueles que optarem por fazer a inscrição pela Internet deverão acessar a página do Inep ou diretamente www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha e imprimir o comprovante. Egressos e estudantes de escolas privadas que optarem pela inscrição via rede mundial de computadores não poderão solicitar isenção de taxa.
O participante receberá, até o dia 18 de agosto, no endereço indicado no ato da inscrição, o cartão de confirmação que informará o local onde o inscrito fará a prova. Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar o local onde fará o exame. A prova será aplicada no dia 31 de agosto às 13h (horário de Brasília).
ProUni
O Exame, que é voluntário, teve sua décima edição em 2007. É oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. A prova é interdisciplinar e contextualizada, o que coloca o aluno diante de situações-problema e exige dele saber mais do que conceitos: deve saber aplicá-los.
No ano passado, quase três milhões de inscritos fizeram a prova. Hoje, ela seleciona candidatos habilitados ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que utiliza os resultados do Enem para a distribuição de bolsas de estudo (parciais e integrais) em instituições privadas de ensino superior.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep