O vereador Humberto Henrique participou na noite de ontem (20) de um debate sobre controle social e orçamento público. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Maringá e contou com a presença de cidadãos e munícipes atuantes nos conselhos que fiscalizam políticas públicas na cidade.
Humberto Henrique resgatou a história dos instrumentos que tornaram obrigatória a gestão participativa através dos conselhos municipais, citando como referência a Constituição Federal, leis federais, estaduais e do município.
Explicando de forma didática a origem e o destino dos recursos que formam o orçamento público da cidade de Maringá, Humberto Henrique ainda apresentou aos participantes os valores destinados para execução neste ano nas principais secretárias do município, como a de saúde, educação e serviços públicos.
“O orçamento revela as prioridades de uma administração e a população pode controlar as finanças públicas avaliando qualitativamente o emprego dos recursos e acompanhando o andamento de obras e serviços, por exemplo,” destacou Henrique.
Em seguida, a promotora da vara da saúde, Dra Elza Kimie Sangalli, falou sobre controle social abordando o papel dos conselhos municipais e do Ministério Público na defesa dos interesses da sociedade.
Na segunda parte do evento os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o tema ao vereador e à promotora. Várias pessoas se manifestaram questionando principalmente a elaboração do orçamento municipal, a aplicação dos recursos e o poder dos conselhos diante dos conflitos de interesse entre a sociedade e administração pública.
Veja Também
Fotos do evento