logo do site

Aconteceu no último sábado, dia 20 de maio, na Casa de Cultura Irmã Antona, em Sarandi, a I Conferência da Macro Região Norte de Economia Solidária. Nesta Conferência estiveram presentes grupos de diversos municípios da Região Norte e Noroeste do Paraná que realizam atividades de geração de renda dentro dos princípios da economia solidária.

A Economia Solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias, redes de cooperação, complexos cooperativos, entre outros, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário, constituindo-se numa resposta da sociedade civil à crise das relações de trabalho e o aumento da exclusão social possuindo as seguintes características comuns:

- Autogestão: os trabalhadores associados são os efetivos gestores do processo produtivo e das relações de trabalho.
- Democracia Interna: os trabalhadores associados participam do processo decisório, no âmbito dos empreendimentos solidários.
- Solidariedade e Cooperação: são os valores diferenciais que caracterizam a organização do processo produtivo e as relações entre os participantes dos empreendimentos solidários.
- Cooperativismo e Associativismo: figuram como modelo organizativo e de estrutura jurídica, adequado aos interesses dos trabalhadores nesses empreendimentos.

Dentre os grupos presentes na Conferência, o gupo de artesãs e artesãos da Feira de Artesanato Liberdade, que é um projeto social que conta com o apoio do Mandato Participativo do Vereador Humberto Henrique e do Grupo de Estudo e Ação Política (GEAP), da região do Jardim Liberdade e do Conjunto Requião.

Neste evento, foram eleitos delegados que irão participar da Conferência Estadual, em Curitiba, nos dias 3 e 4 de junho. A artesã Roseli irá representar a Feira de Artesanato Liberdade e o GEAP será representado pela Denize, integrante do Grupo.

Foram também levantadas as propostas que serão encaminhadas para serem aprovadas na Conferência Estadual. Todo este processo tem como objetivo chegar à Conferência Nacional da Economia Solidária, que acontecerá em Brasília de 26 a 29 de junho próximos, onde pretende-se consolidar a Economia Solidária como uma política pública, e não apenas como política do atual governo, pois entende-se que ela possa desempenhar um papel muito importante para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.

Para obter mais informações sobre Economia Solidária, clique aqui.

Para obter mais informações sobre a Conferência Nacional de Economia Solidária, clique aqui.



Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 36 visitantes e Nenhum membro online