logo do site

Os vereadores de Maringá apresentaram neste primeiro semestre 2.143 projetos de lei, requerimentos e indicações. Eles propuseram 414 projetos, que servem para criar uma norma jurídica que exerça sanção ou regulamente uma questão do Município, por exemplo.

Eles também apresentaram 553 requerimentos, que são uma forma de solicitar informações sobre qualquer assunto de interesse do Legislativo, como pedidos de informação ao prefeito, a entidades públicas ou outras esferas de governo. O requerimento também é necessário para que uma proposta seja discutida em regime de urgência. As respostas enviadas podem ser conferidas no site da Câmara (www.cmm.pr.gov.br), elas ficam junto com o requerimento.

Os vereadores ainda fizeram 1.176 indicações, que têm a função de auxiliar ou assessorar a administração municipal, abordando vários assuntos que merecem atenção exclusiva do prefeito par a execução de serviços.

Além das proposições os vereadores também criaram três comissões especiais de estudos: uma sobre segurança, uma sobre saúde e outra sobre as ciclovias. A Comissão Especial de Estudos sobre Segurança, a primeira a ser criada, entregou relatório final na sessão desta terça-feira (9) e pretende apresentar os primeiros projetos, resultado dos estudos, a partir de agosto.

Eles também instalaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Transporte Coletivo, que iniciou os trabalhos neste mês, e está investigando o contrato de concessão, a tarifa do transporte e a qualidade do serviço.

É importante destacar ainda a votação neste primeiro semestre de vários projetos de autoria coletiva, como redução do IPTU do Jardim Oriental, obrigatoriedade de publicação da planilha de custos do transporte e Ficha Limpa para contratação de servidores em cargos comissionados.

A Câmara derrubou cinco vetos do Executivo e promulgou 11 leis, as cinco que foram vetadas e seis em que o prazo expirou sem que o prefeito vetasse ou sancionasse a lei.

Também neste primeiro semestre foram realizadas seis sessões itinerantes (OAB, Conjunto Requião, Jardim Alvorada, Lar Escola da Criança, Cidade Alta e Vila Santo Antônio), um importante instrumento para aproximar o Legislativo da população.

As transmissões das sessões ao vivo pelo Facebook da Câmara são outra forma de garantir que um maior número de pessoas tenha acesso aos projetos e discussões realizadas no Legislativo. Além de possibilitar que a população acompanhe o desempenho de cada vereador.

Informamos a todos que durante o recesso, de 16 a 31 de julho, o trabalho dos gabinetes e departamentos da Câmara continua normalmente no horário das 8 às 18 horas. Apenas não serão realizadas as sessões ordinárias.

Assessoria de Imprensa - CMM 11/07/2013




Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 21 visitantes e Nenhum membro online