Feriado vetado em Maringá é sancionado em Londrina
No início deste ano Maringá discutiu a mesma proposta, mas perdeu a oportunidade de se tornar a primeira cidade do Paraná com o feriado dedicado à promoção da igualdade racial. Proposto pelo vereador Humberto Henrique (PT), o projeto de lei foi aprovado na Câmara, mas vetado pelo prefeito que cedeu à pressão da associação comercial da cidade.
Um levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) aponta que 757 municípios brasileiros já adotaram o dia 20 de novembro como feriado. O Rio de Janeiro foi o primeiro, em 1995. Na cidade de São Paulo, capital financeira do país, com um PIB 50 vezes maior que o de Maringá, a homenagem para Zumbi dos Palmares é feriado desde 2004.
Herói Brasileiro
Desde os anos 70 o movimento negro comemora o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. A data faz memória da morte de Zumbi dos Palmares, assassinado no dia 20 de novembro de 1695. Um dos principais líderes do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, Zumbi, hoje herói nacional, teve seu corpo exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Para o movimento negro e historiadores do assunto, o assassinato é muito mais emblemático que a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio 1888, quando o regime escravocrata já estava falido.