logo do site

Em Maringá prefeito vetou o feriado; no país, do início do ano até agora, quase dobrou o número de cidades já confirmadas que aderiram ao feriado do Dia da Consciência Negra Desde os anos 70 o movimento negro comemora o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Além de fóruns, debates e programações culturais sobre o tema, em todo o país, 757 cidades já comemoram a data como feriado, com base em leis municipais e estaduais.

No início deste ano a cidade de Maringá perdeu a oportunidade de também contar o feriado municipal no próximo dia 20. O vereador Humberto Henrique (PT) apresentou o projeto de lei e a proposta foi aprovada pela maioria na Casa. Houve apenas um voto contrário. Encaminhado para sanção do prefeito, o projeto não resistiu à pressão da associação comercial da cidade, que pediu e o chefe do Executivo vetou o feriado.

Segundo o economista da entidade, o feriado traria prejuízos financeiros ao município. Mas, as estimativas para o suposto prejuízo “supõem a total paralisação das atividades econômicas nos feriados, o que evidentemente não é realidade”, dizia o estudo assinado pelo próprio economista que admitia, ainda, a “inexatidão dos resultados apresentados”.

“Esse não é um cálculo simples, pois outros seguimentos econômicos continuam gerando riqueza e as pessoas podem antecipar ou postergar suas compras para outro dia que não é feriado”, contestou o vereador.

Adesão
Segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995. Na cidade de São Paulo, capital financeira do país, com um PIB 50 vezes maior que o de Maringá, o Dia da Consciência Negra é feriado desde 2004.

Em fevereiro deste ano, um levantamento da (SEPPIR) apontava que cerca de 400 municípios brasileiros já tinham adotado o dia 20 de novembro como feriado. Agora o número é quase o dobro. A lista com as 757 cidades que já aderiram ao feriado está disponível no site www.diadaconsciencianegra.com.br.


Em Maringá, festival
Dias depois de encaminhar à Câmara o veto ao feriado da igualdade racial, o Poder Executivo de Maringá propôs a criação de um festival afro na cidade. Para Henrique o evento deveria ser um complemento. “Um festival jamais vai substituir a importância de um feriado”, justificou. Com início na quinta-feira (19), o festival segue até domingo oferecendo atividades culturais, esportivas e sociais, das 9h às 22h, na Vila Olímpica.


Herói Brasileiro
O Dia da Consciência Negra faz memória da morte de Zumbi dos Palmares, assassinado no dia 20 de novembro de 1695. Um dos principais líderes do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, Zumbi, hoje herói nacional, teve seu corpo exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas.

Para o movimento negro e historiadores do assunto, o assassinato é muito mais emblemático que a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio 1888, quando o regime escravocrata já estava falido.



Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 40 visitantes e Nenhum membro online