logo do site

Agora são duas unidades em Maringá conquistadas por intermédio do vereador Humberto Henrique; população tem acesso a medicamentos com custo até 90% mais barato Foi inaugurada em Maringá a primeira unidade da Farmácia Popular do Brasil instalada em uma universidade estadual. Localizado no câmpus da Universidade Estadual de Maringá, o estabelecimento é o segundo na cidade conquistado por intermédio do vereador Humberto Henrique (PT). O objetivo é facilitar o acesso da população a medicamentos com até 90% de desconto.

A cerimônia de inauguração foi realizada no último dia 13 e reuniu professores e autoridades. Humberto Henrique recordou a visita que fez ao Ministério da Saúde em 2006 para conhecer o programa. “Na volta elaborei um projeto de lei e apresentei a proposta também para o reitor Ângelo Priori”.

Para o atual reitor da UEM, professor Décio Sperandio, a presença da Farmácia na universidade, além de prestar serviços para a comunidade, vai ser importante para consolidar a identidade da universidade e também para contribuir na formação dos estudantes e como laboratório para pesquisas acadêmicas.

Representante do Ministério da Saúde, Ticiane de Camargo informou que a unidade da Farmácia Popular na UEM é a 14ª quarta instalada no estado do Paraná, a primeira em uma universidade estadual. Em todo o país 517 já estão em funcionamento.


Medicamentos essenciais
A Farmácia Popular na UEM vai oferecer 97 medicamentos classificados como essenciais e constantes da Rename (Relação Nacional de Medicamentos). São remédios da atenção básica e que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população.

Qualquer pessoa poderá adquirir os medicamentos desde que apresente a receita médica. Não é preciso fazer cadastro e o pagamento é à vista. Na UEM, o estabelecimento está localizado no anexo do bloco Q-4, ao lado da Farmácia-Ensino, próximo ao portal principal da universidade e o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, sem intervalo, e aos sábados das 8 às 12 horas.


90% mais barato
A unidade da Farmácia Popular administrada pela Prefeitura de Maringá foi inaugurada em maio do ano passado e atende diariamente em média 80 usuários, sendo que 50 vão direto ao local e outros 30 fazem consultas de preço e disponibilidade dos medicamentos por telefone.

São oferecidos mais de 90 remédios com preço até 90% mais barato. Segundo o farmacêutico Leandro Negri Peres, os medicamentos mais procurados são para problemas de colesterol, diabetes e infecções. O antibiótico Amoxicilina 500mg, cartela com 10 comprimidos, por exemplo, que nas farmácias do mercado custa R$ 14,90,  na Popular sai por apenas R$ 1,90.


Serviço:
Farmácia Popular – Unidade UEM (inauguração dia 13 de agosto, 17h)
Endereço: Anexo do bloco Q-4, ao lado da Farmácia-Ensino, próximo ao portal principal da universidade.
Atendimento: seg. à sex. das 8h às 18h, no sáb. das 8h às 12h.
Telefone: 3261-1398
Linha de ônibus indicada: 010 - Universidade

Farmácia Popular – Unidade Prefeitura de Maringá
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, nº 1120, antigo posto de saúde da Vila Operária.
Atendimento: seg. à sex. das 8h às 18h, no sáb. das 8h às 12h.
Telefone: 3901-2283
Linha de ônibus indicada: 335 - Vila Operária



Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 117 visitantes e Nenhum membro online