Dr. Rosinha estará em Maringá neste sábado
Contato para entrevistas: 8802-9694 com Gelinton
Breve biografia de Dr. Rosinha
A luta por um país onde todos tenham direito à saúde, educação, emprego e salários dignos, segurança, moradia e lazer é o que marca a história do Dr. Rosinha.
Seu nome de registro é Florisvaldo Fier. Nascido em Rolândia, onde foi trabalhador rural, mudou-se em 1969 para Curitiba, onde estudou Medicina.
Depois de formado, trabalhou por vários anos em postos de saúde da periferia da capital paranaense. No trabalho, passou a conviver diariamente com as dificuldades enfrentadas pelas famílias de trabalhadores.
Indignado com a dura situação de vida a que está submetida a maioria da população, Dr. Rosinha começou a atuar nos movimentos sociais. Foi um dos fundadores e diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sismuc) e diretor do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde.
Também participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da CUT, no início dos anos 80.
Em 1988, apoiado pelo movimento social e sindical, foi eleito vereador de Curitiba —foi o candidato mais votado do partido.
Sua atuação na Câmara Municipal em defesa de melhores condições de vida para todos e na fiscalização da prefeitura o levou à vitória na eleição para deputado estadual, em 1990.
Na Assembléia Legislativa, destacou-se pela defesa da moralização política, pela luta por transparência e fiscalização das ações desenvolvidas pelo governo estadual e prefeituras, pelo comprometimento com a defesa dos direitos dos trabalhadores e do meio ambiente e pelos direitos da mulher.
O trabalho como deputado estadual teve o reconhecimento da população nas eleições de 1994, quando foi reeleito. No novo mandato, a luta foi ampliada. Participou das lutas dos servidores públicos, professores, estudantes, trabalhadores sem-terra e sem-teto.
Em 1998, Dr. Rosinha foi eleito deputado federal pela população do Paraná. Recebeu apoio de todas as regiões do Estado. Obteve votos de 338 municípios paranaenses.
Em Brasília, iniciou-se uma nova etapa de luta luta. Mesmo estando em seu primeiro mandato, Dr. Rosinha conseguiu importantes avanços, apresentando propostas de interesses dos trabalhadores e fiscalizando o governo, com ética e responsabilidade.
Nas eleições de 2002, obteve uma votação histórica: mais de 124 mil votos. Nos últimos anos, foi presidente e secretário-geral da Comissão do Mercosul do Congresso Nacional.
No início da campanha eleitoral de 2006, submeteu-se a uma cirurgia cardíaca. Apesar de ter feito apenas uma viagem de campanha, foi novamente reeleito, com mais de 69 mil votos.
Em 7 de maio de 2007, é eleito vice-presidente do Parlamento do Mercosul.
Outras informações:
www.drrosinha.com.br
Fotos em alta resolução:
www.flickr.com/drrosinha