“Sem dúvida é um projeto que aumenta a transparência do Poder Legislativo maringaense, permitindo que a sociedade acompanhe as sessões, independentemente das atividades do dia-a-dia, através da Internet em qualquer horário, além de poder acompanhar as discussões e opiniões de cada vereador”, destaca o OSM, entidade que acompanha e fiscaliza os trabalhos do Legislativo.
Aprovado em primeira discussão na última quinta-feira, a proposta dos vereadores é de que as imagens exibidas durante a transmissão on-line também mostrem o painel de votação no momento em que são computados os votos dos vereadores. Consta ainda no projeto que os arquivos com as gravações das sessões ficarão disponíveis no site da Câmara.
As transmissões das sessões ao vivo pela Internet, segundo informação do Núcleo de Processamento de Dados do Legislativo, acontecem desde 2004 e são acompanhadas por uma média de 30 cidadãos a cada sessão.
No entanto, as gravações exibem apenas imagens da Mesa Executiva e dos demais vereadores quando estão fazendo uso da palavra, e não mostram o painel eletrônico que apresenta, além do resultado das votações, o nome dos vereadores que estão presentes.
Amanhã (24) o projeto será votado em segunda discussão. A sessão terá início às 16 horas e poderá ser acompanhada ao vivo pela transmissão on-line disponível no site www.cmm.pr.gov.br.
Ofício do Observatório Social

Clique na imagem para ampliar
Ofício da OAB - Maringá

Clique na imagem para ampliar
Ofício do CONSEG

Clique na imagem para ampliar