Os presidentes das associações de moradores do Jardim Atlanta, da Zona 36 e, de Sarandi, dos jardins Panorama, Alvamar e Independência, reivindicam a construção de uma galeria pluvial para conter o grande volume de água que, nos dias de chuvas, se acumula nas imediações da rua Francisco Bula, divisa entre as duas cidades, invadindo casas, provocando erosão e causando até morte. O custo total da obra deve passar dos R$ 5 milhões, pois além das galerias também necessitará de asfalto.
Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUH) de Maringá, Walter Progiante, é preciso conversar com o Governador do Estado para solicitar aprovação do Projeto e permissão para financiá-lo pelas duas cidades. Presente na reunião, o futuro secretário especial da Região Metropolitana de Maringá, João Ivo Caleffi, explicou que questões simples, mas burocráticas, como a regulamentação dos limites entre as duas cidades são fundamentais para que o projeto possa, finalmente, ser executado.
O Vereador Humberto Henrique propôs a constituição de uma comissão para acompanhar e cobrar ações junto aos poderes público Municipal, Estadual e Federal visando desde as regulamentações necessárias até o empenho político para conseguir a verba. A proposta foi aceita e uma reunião desta comissão, composta pelas lideranças e autoridades presentes, está marcada para acontecer na próxima sexta-feira, dia 16, às 15h30, na Secretaria de Planejamento de Maringá.
A reunião ainda contou com a participação do Secretário Municipal de Urbanismo de Sarandi, José Antônio Bueno, os vereadores sarandienses Cleiton, Luis Aguiar e Silas, dos representantes dos deputados estaduais Ênio Verri (PT), Luiz Nishimori (PSDB) e Cida Borghetti (PP), e do deputado federal Ricardo Barros (PP).