logo do site

População quer compromisso das autoridades para que erosão e alagamentos sejam contidos com a construção de galerias pluviais Em reunião realizada na última sexta-feira, na sede da Associação de Moradores dos Jardins Atlanta e Itatiaia (AMAI), moradores dos bairros próximos a divisa entre Maringá e Sarandi conversaram com Vereadores, secretários municipais e representantes de deputados estadual e federal visando comprometê-los com uma solução breve para um problema de erosão antigo na região.

Os presidentes das associações de moradores do Jardim Atlanta, da Zona 36 e, de Sarandi, dos jardins Panorama, Alvamar e Independência, reivindicam a construção de uma galeria pluvial para conter o grande volume de água que, nos dias de chuvas, se acumula nas imediações da rua Francisco Bula, divisa entre as duas cidades, invadindo casas, provocando erosão e causando até morte. O custo total da obra deve passar dos R$ 5 milhões, pois além das galerias também necessitará de asfalto.

Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUH) de Maringá, Walter Progiante, é preciso conversar com o Governador do Estado para solicitar aprovação do Projeto e permissão para financiá-lo pelas duas cidades. Presente na reunião, o futuro secretário especial da Região Metropolitana de Maringá, João Ivo Caleffi, explicou que questões simples, mas burocráticas, como a regulamentação dos limites entre as duas cidades são fundamentais para que o projeto possa, finalmente, ser executado.

O Vereador Humberto Henrique propôs a constituição de uma comissão para acompanhar e cobrar ações junto aos poderes público Municipal, Estadual e Federal visando desde as regulamentações necessárias até o empenho político para conseguir a verba. A proposta foi aceita e uma reunião desta comissão, composta pelas lideranças e autoridades presentes, está marcada para acontecer na próxima sexta-feira, dia 16, às 15h30, na Secretaria de Planejamento de Maringá.

A reunião ainda contou com a participação do Secretário Municipal de Urbanismo de Sarandi, José Antônio Bueno, os vereadores sarandienses Cleiton, Luis Aguiar e Silas, dos representantes dos deputados estaduais Ênio Verri (PT), Luiz Nishimori (PSDB) e Cida Borghetti (PP), e do deputado federal Ricardo Barros (PP).




Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 39 visitantes e Nenhum membro online