Ensino Fundamental de 9 Anos: Mais Educação, Mais Cidadania
As mantenedoras deverão adaptar-se para harmonizar a relação entre os sistemas de 9 anos e o de 8 anos. As crianças com 6 anos completos ou a completar até 1º de março do ano letivo deverão ser matriculadas no novo sistema. Quanto à nomenclatura a distribuição ficou organizada em uma primeira etapa com 5 séries e a fase final com 4 anos. Será ainda necessária toda uma readequação do sistema pedagógico e nas políticas. Pois, não deverá ocorrer uma transferência de conteúdos, mas sim uma redistribuição que garanta, ao aluno, o respeito por suas fases de desenvolvimento. Outra exigência decorrente é a relação que deve ser garantida entre o Ensino Fundamental de 9 anos e a educação infantil.
Os municípios deverão receber verba para auxiliar no processo de transição. As aplicações de recursos na Educação também deverão aumentar. O governo federal apresentou a proposta do Fundeb que garantirá um acréscimo relevante na verba federal, destinada à Educação.
Em Maringá, a discussão deve ser feita através da parceria Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Educação. O Vereador Humberto Henrique se propõe acompanhar o processo de estudo e adequação. Uma outra preocupação é a municipalização do Ensino, que precisa ser debatida amplamente.