logo do site

A Lei tenta garantir à população maringaense o direito de opinar a respeito de privatizações e terceirizações que a Prefeitura queira fazer de alguns serviços públicos. Foi realizado, na tarde desta quarta-feira, 26 de julho, no Plenário Horácio Raccanello Filho (o Plenarinho) da Câmara Municipal de Maringá, o lançamento da Lei de Iniciativa Popular encabeçado pelas entidades APP Sindicato e STEEM – signatárias da Lei –, OAB-Maringá, CUT, STESSMAR, GEAP, SINTRACOUROS, MECUM, ARAS, MARIA do INGÁ, PT, PC do B, Associação de Moradores da Vila Santa Isabel, Associação dos Moradores do Conjunto Requião, Associação dos Moradores do Jardim Liberdade, Associação dos Moradores do Parque Itaipu e Associação dos Moradores do Jardim Alvorada III – apoiadoras da Lei.



O Projeto de Lei, que tem respaldo legal no artigo 10, inciso II da Lei Orgânica do Município, prevê alterações para o mesmo artigo. Transforma o parágrafo único em primeiro e insere um 2º e um 3º parágrafos. A Proposta Popular, movida pelos princípios democráticos, tem por objetivo garantir que o Poder Executivo Municipal dialogue, esclareça e consulte a comunidade maringaense, utilitária dos serviços públicos municipais, quando houver a intenção de delegar estes serviços, seja “por meio de concessão, permissão ou autorização, assim como o termo de parceria, publicização, convênios com organizações sociais de interesse público ou qualquer outra forma indireta de gerência e gestão, com duração superior a vinte e quatro meses ou que tenha valor global anual superior a mil vezes o valor do salário mínimo regional...” e considere o parecer desta comunidade.



Esta Iniciativa Popular é ainda motivada pelo entendimento de que em face da possibilidade de abertura à influência da iniciativa privada sobre os serviços públicos, que são garantidos, basicamente, pelo pagamento dos impostos, é importante considerar o resultado final da decisão organizada de seus legítimos acionistas: o povo.

A Iniciativa Popular é uma garantia democrática, através da qual, cidadãos organizados elaboram proposta de lei a ser apresentada no Legislativo e submetida a voto.

Clique aqui para visualizar o modelo da Lei.



Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 59 visitantes e Nenhum membro online