logo do site

O Vereador Humberto Henrique manteve contatos com representantes do Ministério da Saúde, para conhecer melhor e tentar viabilizar a implantação da Farmácia Popular em Maringá, que dependerá é claro, da Aprovação do Conselho Municipal de Saúde e da Secretária de Saúde do Município. O Vereador Humberto Henrique, já protocolou na câmara, um projeto visando a elaboração do convênio entre o município e o governo federal.

Cabe ressaltar, que a farmácia popular não vende todo tipo de medicamentos, mas compreende uma lista com 107 itens básicos para atender a necessidade da população. Também convém informar que os remédios só são vendidos mediante apresentação de receita médica.

Este programa não prejudica em nada as farmácias privadas, uma vez que o objetivo de sua implantação é atender aquelas pessoas que não conseguem adquirir os remédios nas farmácias existentes, dado não possuirem condição financeira para isso.

A seguir, trechos da apresentação do Programa que está na página do Ministério da Saúde:

O Programa Farmácia Popular do Brasil tem como um dos seus principais objetivos a ampliação do acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo, assim, o impacto do preço dos remédios no orçamento familiar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de instituições brasileiras indicam que as famílias de menor renda destinam 2/3 dos gastos com saúde para a compra de remédios.

O Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municípais de Saúde, emprega esforços contínuos para a elevação dos recursos destinados à aquisição dos medicamentos de distribuição gratuita na rede pública de saúde. Ao lado disso, conforme levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), mais de 50% dos brasileiros interrompem o tratamento médico devido à falta de recursos para adquirir os respectivos remédios.

O Programa Farmácia Popular baseia-se na efetivação de parcerias com prefeituras, governos estaduais, órgãos e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos de assistência à saúde. Seus Objetivos característicos e suas peculiaridades na forma de implementação indicam um caminho perene de articulação multiinstitucional, das diferentes esferas de governo e com distintos atores da sociedade, na busca de soluções para uma complexa demanda social, que é a garantia de assistência farmacêutica a toda a população do País.



Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 32 visitantes e Nenhum membro online