A Banda Musical Joubert de Carvalho poderá ser tombada como bem imaterial da cidade de Maringá. O projeto, de autoria do vereador Humberto Henrique (PT), foi aprovado em segunda discussão pela Câmara Municipal. A proposta busca preservar como bem cultural da cidade o grupo que existe até hoje e foi fundado em 1952, na gestão do primeiro prefeito eleito da cidade, Inocente Villanova Junior.

camara municipal de maringaAtualmente o grupo é composto por 15 músicos e tem buscado apoio do Poder Público para continuar levando à população maringaense o encanto das melodias que ao longo dos anos deu mais vida e alegria aos fatos e momentos que marcaram a história de Maringá.

Segundo o vereador Humberto Henrique, após sanção do projeto, caberá ao prefeito instituir uma comissão para fazer os estudos necessários e colocar a Lei em prática. A expectativa é de que a Banda também consiga apoio para continuar seu trabalho. Um dos projetos, explica o atual regente, Marcos Alexandre Sala, é oferecer aula gratuita para que adolescentes e jovens aprendam a tocar os instrumentos e venham a integrar o grupo.

Uma senhora banda
O nome da Banda é uma homenagem ao médico e compositor Joubert de Carvalho, autor da canção “Maringá, Maringá” que deu origem ao nome da cidade. De acordo com o Acervo da Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá, em 58 anos de história, o conjunto musical sempre esteve presente em solenidades e datas comemorativas como a do aniversário da cidade, Dia de Tiradentes e Sete de Setembro.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique