A Câmara Municipal de Maringá aprovou esta semana um projeto de lei que vai conceder título de cidadania benemérita ao pesquisador da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Luiz Roberto Evangelista. A iniciativa é do vereador Humberto Henrique (PT), um reconhecimento pelos serviços relevantes que o homenageado tem prestado na área científica.

“É um currículo muito rico, de um maringaense, filho de pioneiro, uma pessoa muito simples, mas com um conhecimento que está ajudando para que as futuras gerações tenham uma qualidade de vida melhor”, justificou Humberto.

A proposta foi bem recebida pelos vereadores que, em duas votações, aprovaram o projeto por unanimidade. Uma cerimônia para a entrega da homenagem será agendada em data a ser definida pelo presidente da Câmara.

Currículo
Nascido em Maringá em 1958, Evangelista é pós-doutor em Física pela Universidade italiana Politecnico di Torino. Atualmente ele é professor titular do Departamento de Física da UEM e pesquisador nível 1B do CNPq. Dentre os vários temas em que atua, destaque para os cristais líquidos, tecnologia presente nas telas de equipamentos eletrônicos.

A produção científica do pesquisador também chama atenção.  Já são dois livros publicados fora do Brasil e mais de 110 artigos publicados em periódicos internacionais de alto fator de impacto, além de colaborações científicas com cientistas de vários países, como Itália, França, Índia, Suécia, Romênia e Rússia.


Vereador Humberto justifica a homenagem
{audio}podcast/100817-hh-titulo-cid-benemerito-luiz-ev.mp3{/audio}


Breve histórico do professor Luiz Roberto Evangelista
luiz roberto evangelistaLuiz Roberto Evangelista é pós-doutor em Física pela Universidade italiana Politecnico di Torino. Pesquisador nível 1B do CNPq, possui doutorado em Física de Partículas Elementares pela Universidade de São Paulo, mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Nascido em Maringá em 1958, é filho de Luiz Evangelista e Irma Trassi Evangelista. Os pais chegaram na Cidade Canção em 1951, mas a primeira parte da família chegou em 1946 e estão entre os primeiros moradores do Guaiapó.

Atualmente é professor titular na área de Física Teórica do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente nos temas adsorção, cristais líquidos, teoria elástica-contínua, comportamento de sistemas amorfos a baixas temperaturas e transições de fase em fluidos complexos.

Possui dois livros científicos publicados fora do Brasil, mais de 110 artigos científicos publicados em periódicos internacionais de alto fator de impacto, mantém colaborações científicas com cientistas de vários países, como Itália, França, Índia, Suécia, Romênia e Rússia.

É membro da Sociedade Internacional de Cristais Líquidos, do Comitê Internacional da Conferência Europeia de Cristais Líquidos e do Comitê Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fluidos Complexos.



Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique