O vereador Humberto Hernique (PT) prestigiou o lançamento do livro "Retratos da Região Metropolitana de Maringá - Subsídios para a elaboração de políticas públicas participativas", organizado pelas professoras doutoras Ana Lúcia Rodrigues e Celene Tonella, ambas do departamento de Ciências Sociais da UEM e pesquisadoras do Observatório das Metrópoles - Núcleo de Maringá. A cerminônia ocorreu na noite de ontem (12), no mini-auditório da Aduem.

humberto henriqueA publicação discute temas como o direito à cidade, movimento de estudantes do ensino superior, análise dos espaços de participação da população na elaboração das políticas públicas e na construção da gestão democrática das cidades, elaboração de planos diretores participativos para municípios da região e condomínios fechados.

As reflexões analisam diversos aspectos relacionados com território e a gestão pública da região metropolitana de Maringá. As reflexões teórico-metodológicas buscam demonstrar o processo de segregação presente na ocupação do espaço regional e a inexistência de políticas públicas para atender à incipiente dinâmica metropolitana.


Serviço:
Observatório das Metrópoles – Núcleo Maringá
Universidade Estadual de Maringá.

Telefone: 44 3011-4287
Site: www.cch.uem.br/observatorio
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.





Ocorreu na noite de ontem (12/08/2010), no mini-auditório da Aduem, o lançamento do livro "Retratos da Região Metropolitana de Maringá", organizado pelas Dr(as) Ana Lúcia Rodrigues e Celene Tonella, ambas do departamento de Ciências Sociais e pesquisadoras do observatório das metrópoles - Núcleo de Maringá.

 

A coletânea Retratos da Região Metropolitana de Maringá - subsídios para a elaboração de políticas públicas participativas se compõe de um conjunto de trabalhos realizados no âmbito da Universidade Estadual de Maringá pelo núcleo local do Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ) com apoio do CNPq/Institutos do Milênio.

 

As reflexões analisam variados aspectos do território metropolitano de Maringá e da gestão do mesmo. Inicialmente, são apresentadas reflexões teórico-metodológicas que buscam demonstrar o processo de segregação presente na ocupação do espaço regional e a inexistência de políticas públicas para atender à incipiente dinâmica metropolitana.

 

São discutidos temas como o direito à cidade, movimento pendular de estudantes do ensino superior, análise dos espaços de participação da população na elaboração das políticas públicas e na construção da gestão democrática das cidades, elaboração de Planos Diretores (PD's) Participativos para municípios da região e condomínios fechados.

 

O livro é organizado por Ana Lúcia Rodrigues e Celene Tonella.