O plenário da Câmara Municipal de Maringá aprovou requerimento proposto pelo vereador Humberto Henrique (PT) solicitando ao Executivo esclarecimento se o município aderiu ou pretende aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). Maringá não consta na relação dos 17 municípios que já aderiram ao Programa no Paraná. De acordo com o Ministério da Justiça, o Pronasci já chegou a 150 municípios, ao Distrito Federal e a 22 Estados.

humberto henriqueO governo federal investirá R$ 6,7 bilhões até o fim de 2012 em políticas de segurança com ações sociais. Para ter acesso aos recursos o município precisa formalizar a adesão ao Programa. “Estamos com um problema sério de segurança em Maringá e o município tem condições de buscar estes recursos para fortalecer a Guarda Municipal e também para instalar câmeras de vigilância”, justifica Humberto.

Ouça explicação do vereador Humberto Henrique
{audio}podcast/100803-hh-requerimento_pronasci.mp3{/audio}

Alvo
Entre os principais eixos do Programa destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei, presos ou egressos do sistema prisional, e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.


Cidades que já aderiram ao Pronasci no Paraná
Curitiba
Almirante Tamandaré
Arapongas
Araucária
Bela Vista do Paraíso
Cambé
Colombo
Foz do Iguaçu
Ibiporã
Jataizinho
Londrina
Pinhais
Piraquara
Rolândia
São José dos Pinhais
Sertanópolis
Tamarana


Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique
Com informações do Ministério da Justiça