A caravana foi organizada pelo Fórum Paranaense de Economia Solidária, com apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e da Universidade Estadual de Maringá que, por intermédio do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, disponibilizou o transporte dos participantes.
O 1º Fórum Social da ECOSOL proporcionou momentos de debates e trocas de experiências que reafirmaram a Economia Solidária como uma saída para as crises ambiental, alimentar, econômica, financeira e de valores, que sofre a humanidade.
Foram três dias de muitos encontros, oficinas e atividades culturais. Segundo a organização, o evento contou com mais de 600 empreendimentos comercializando e expondo seus produtos, 28 países representados e todos os estados do Brasil presentes.
Conferência Nacional será em junho
Representantes das entidades paranaenses presentes no 1º Fórum Social da ECOSOL aproveitaram a oportunidade e se reuniram durante o evento para constituir comissões locais que vão organizar e mobilizar a população para realização das etapas municipal, regional e estadual da 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que acontece em junho deste ano.
Na região de Maringá, além do Mandato Participativo do vereador Humberto Henrique, a Plural Cooperativa e a ARAS (Associação de Reflexão e Ação Social) ficaram responsáveis pela comissão.
Regimento Interno da 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária
http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/conf_default.asp
Instituições e organizações paranaenses que participaram do 1º Fórum Social e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária:
ARAS - Cáritas da Arquidiocese de Maringá - www.aras.org.br
Plural Cooperativa Ltda - www.territorioplural.com.br
Mandato Participativo do Vereador Humberto Henrique - www.humbertohenrique.com.br
Centro Social Marista de Maringá – www.marista.org.br
STEEM - Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia Elétrica de Maringá e Região Noroeste do Paraná - www.steem.org.br
Cáritas Paraná - www.cnbb.org.br/site/ - www.cnbbs2.org.br
Núcleo de Economia Solidária da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - nuclesolfecea.blogspot.com
Via Campesina de Planaltina do Paraná - www.mst.org.br - viacampesina.org/main_en/
ONGs de Paranavaí
Representantes de Paróquias de Sarandi
Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA São Pedro do Ivaí
APMIF - Associação de Proteção a Maternidade e a Infância - Lobato - PR
Sobre Economia Solidária
A Economia Solidária é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação. Todos os integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.
Esta prática aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas.
Os resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça, implicando na reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica.