A proposta do Executivo é apenas uma listagem; não há detalhamento de como nem de quando informações sobre os gastos públicos serão publicadas A Câmara Municipal de Maringá volta a discutir hoje (17) a transparência na Prefeitura. Em pauta um projeto do Executivo que trata da publicação dos gastos públicos na Internet, mas que não regulamenta como o sistema vai funcionar.

A matéria específica 26 tipos de informações a serem publicadas no site oficial do município, mas não diz como e quando, nem confere ao cidadão a garantia de acessibilidade e compreensão dos dados.

Em julho os vereadores não permitiram a aprovação de um projeto de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) que, além de apontar os itens que deveriam ser publicados, especificava como as informações seriam disponibilizadas, de forma clara e objetiva para garantir a compreensão dos cidadãos, e a freqüência de atualização dos dados.

Henrique adiantou que, na próxima sessão, vai apresentar emendas. A intenção é fazer com que a transparência no Poder Executivo possa ter regulamento claro e permitir que a população acompanhe a destinação dos recursos públicos administrados pelo município.