NOTA PÚBLICA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES SOBRE AS DENÚNCIAS ENVOLVENDO A CAMPANHA DO PSDB EM CURITIBA Os fatos amplamente divulgados pela imprensa em relação à campanha eleitoral que envolvem o PSDB  e seu candidato a reeleição em Curitiba, o atual prefeito Beto Richa, exigem uma ampla apuração e investigação rigorosa por parte do Ministério Público, da Justiça Eleitoral e da Câmara Municipal de Vereadores.

Os fatos são graves, há indícios de crimes eleitorais, envolvendo, inclusive, a administração pública, com a designação de cargos municipais por favores políticos eleitorais.

Essa denúncia vem na esteira de outras irregularidades administrativas na gestão municipal, já tornadas públicas nos últimos meses, como os desvios de recursos na Secretaria Municipal de Saúde, irregularidades em processos licitatórios, como no caso Iguatemi, estranhos travamentos em licitações, acumulação ilícita de salários em cargos de confiança no gabinete do prefeito.

O PT acredita na capacidade das instituições públicas e do conjunto da sociedade civil organizada em cobrar essa apuração rigorosa, acompanhando seus desdobramentos. A elucidação e a verdade sobre os fatos são fundamentais para o fortalecimento da democracia e da vontade popular.

Por fim, o PT acredita ser essencial, para mudar essa situação de denúncias e irregularidades em processos eleitorais, uma profunda e irrestrita reforma política, que trate, dentre outros assuntos, do financiamento público de campanhas e da fidelidade partidária. Reforma essa que só será viável e possível com a convocação de uma Constituinte Exclusiva ou um Congresso Revisor.

Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores no Paraná Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores de Curitiba, em reunião conjunta realizada no dia 24 de junho de 2009.