Proposta de lei que regulamenta a divulgação de informações da prefeitura na Internet prevê linguagem e recursos para facilitar interação com o cidadão O projeto do vereador Humberto Henrique (PT) que trata do Portal da Transparência despertou o interesse de parlamentares de cidades vizinhas. Protocolada em junho do ano passado, a matéria continua em tramitação na Câmara e deverá ser votada até julho.

A vereadora Vera Lúcia Boregas Santini (PT), de Nova Esperança, veio a Maringá pessoalmente para obter uma cópia do projeto. “Eu fiquei sabendo pela rádio CBN e achei o projeto muito interessante. Quero conhecer melhor a idéia e adequar para a realidade do nosso município”, explica.

Quem também se interessou pelo projeto foi a vereadora Cleuza Lopes Okuyama (PT), de Arapongas, que pretende estudar a matéria para viabilizar o projeto para a sua cidade.

Atualmente o município de Maringá publica algumas informações em uma página na Internet, porém, além da restrição de informações, a linguagem utilizada dificulta a compreensão por parte da maioria dos cidadãos.

A proposta do vereador Humberto Henrique prevê transparência para 14 itens e regulamenta a publicação das informações, inclusive com relação a linguagem e recursos a serem oferecidos para facilitar a interação do visitante com o Portal.

Contribuições – Na sessão de hoje Humberto pediu o adiamento da discussão da matéria por 10 sessões, já que no último dia 12 convidou todos os vereadores para apresentar sugestões sobre a proposta. A ONG Observatório Social também foi convidada a contribuir.