Projeto do vereador Humberto Henrique oferece mais transparência e estimula a participação popular: as gravações das sessões agora ficam disponíveis na Internet As sessões do Legislativo maringaense acontecem todas as terças e quintas-feiras a partir das 16 horas. No mesmo horário, a maioria da população não tem a oportunidade de acompanhar as reuniões em que os 15 vereadores debatem e votam projetos que interferem na vida dos cidadãos.

Para aumentar a transparência e favorecer a participação popular, a Câmara Municipal de Maringá já está disponibilizando em seu site a gravação das sessões. A medida é resultado de um projeto de resolução apresentado pelos vereadores Humberto Henrique e Mário Verri, ambos do PT.

Com esse novo recurso, que não gerou despesas para ser implantado, agora o cidadão tem mais opções para acompanhar a atuação dos vereadores. Acessando o site do Legislativo (www.cmm.pr.gov.br) o cidadão que não conseguiu assistir a sessão ao vivo precisa apenas clicar no item “Sessões on-line“ e depois escolher a gravação da sessão que deseja assistir.

“A idéia é tornar a transmissão das sessões mais transparentes e atrativas para a população”, esclarece o vereador Humberto Henrique destacando que agora as gravações também passam a exibir imagens do painel eletrônico de votação no momento da computação dos votos. Assim, além do resultado das votações, é possível conferir, por exemplo, o nome dos vereadores presentes.

“A população precisa acompanhar de perto o trabalho do vereador que elegeu como seu represente”, justifica o presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PMDB), que foi elogiado por Henrique pelo empenho na implantação do projeto.

Elogios
A iniciativa dos vereadores também recebeu elogios do Observatório Social de Maringá – OSM, da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Maringá e do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá – CONSEG.

“Sem dúvida é um projeto que aumenta a transparência do Poder Legislativo maringaense, permitindo que a sociedade acompanhe as sessões, independentemente das atividades do dia-a-dia, através da Internet em qualquer horário, além de poder acompanhar as discussões e opiniões de cada vereador”, destaca o OSM.