Na cidade do Rio de Janeiro 41 árvores já receberam a imunidade ao corte; em Maringá, agora são duas
Jorge Villalobos, Kenji Ueta e vereador Humberto Henrique

O projeto de lei do vereador Humberto Henrique (PT) que torna imune de corte um exemplar de ipê roxo foi aprovado pela Câmara Municipal de Maringá na sessão realizada nesta quinta-feira (5).

A árvore está localizada na Avenida Brasil, defronte da Igreja São José Operário, e tornou-se um marco da visita do então príncipe herdeiro do Japão, Akihito, e da princesa Michiko à Maringá, em 1978.

Na ocasião, conta-se que a princesa ficou encantada com a beleza do ipê, todo florido, e fez uma reverência à árvore. O gesto fez do exemplar de ipê um marco da visita imperial à cidade.

O projeto tem como base o Código Florestal. A lei federal permite que “qualquer árvore poderá ser declarada imune de corte, por motivo de sua localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes”.

Segundo o ambientalista e coordenador do Observatório Ambiental de Maringá – UEM, Jorge Villalobos, a aprovação do projeto vai permitir também que o Ipê Imperial, como ficou conhecido, seja substituído futuramente por um exemplar originado de sementes da própria árvore, pois “a árvore estará imune do corte, mas não ação do tempo”.

Villalobos explica que, além da preservação da espécie, também ficará assegurada a memória que a árvore representa na história da cidade.

Cedro
O exemplo, raro, não é inédito. No ano passado um projeto de lei, também do vereador Humberto Henrique, concedeu a mesma proteção a um exemplar de cedro localizado na Avenida Gurucaia.

Por ocasião da duplicação da Avenida, a administração municipal da época desviou o traçado original da via para preservar a árvore.

Além disso, outras cidades no Brasil, como Itu/SP, Valinhos, Pelotas/RS e Florianópolis/SC também possuem leis e decretos tornando árvores imunes ao corte. A cidade do Rio de Janeiro, inclusive, tem uma lista com 41 árvores protegidas por lei contra o corte.

Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique