Aliados do governo polarizam as comissões do Legislativo
Com a ajuda dos vereadores novatos, inclusive de partidos que usaram discurso de oposição durante a campanha eleitoral, os aliados ao governo fecharam todas as vagas nas comissões.
O Regimento Interno da Câmara prevê que a sessão seja suspensa para que os vereadores possam dialogar e construir um consenso para a composição comissões de Finanças e Orçamento, Políticas Gerais, Constituição e Justiça e a comissão de Direitos Humanos.
Mas, para surpresa dos vereadores Humberto Henrique (PT), Mario Verri (PT) e Marly Martin (DEM), já havia um acordo para a comissão. Ao invés de reunião, foi distribuída aos vereadores uma “cola” com os nomes acordados pela base de apoio ao prefeito para composição das comissões.
Outro equívoco cometido foi a indicação prévia de quem seria o presidente de cada comissão. O Regimento Interno estabelece que essa escolha é entre os membros, sem a interferência dos demais pares.
Questionado, o presidente, Mario Hossokawa (PMDB), reconheceu as irregularidades e deu continuidade ao processo de composição das comissões.
Confira como ficou a composição das comissões:
Constituição e Justiça
Presidente: Evandro Junior
Vice-Presidente: Zebrão
Membro: Luiz do Postinho
Finanças e Orçamento
Presidente: John Alves Carvalho
Vice-Presidente: Bravin
Membro: Dr Paulo Soni
Políticas Gerais
Presidente: Wellington Andrade
Vice-Presidente: Flávio Vicente
Membro: Zebrão
Direitos Humanos e Cidadania
Presidente: Luiz do Postinho
Vice-Presidente: Dr Sabóia
Membro: Evandro Junior