Prefeito estuda criar mais uma taxa para os maringaenses
O esclarecimento foi dado durante a audiência após o vereador Humberto Henrique questionar se a administração do prefeito Silvio Barros II pretende criar uma nova taxa para os cidadãos.
O secretário do Meio Ambiente, Diniz Afonso, informou que, sendo aprovado o modelo sugerido pela Prefeitura, os maringaenses pagarão uma nova taxa para o município contratar a empresa que deverá executar o sistema de tratamento do lixo.
Reciclados
Em sua participação na audiência, o vereador Humberto Henrique também questionou quantas são as empresas que estão aptas a atender todas as exigências tecnológicas estipuladas pela Prefeitura e quais foram os critérios utilizados para estabelecer os valores da licitação.
Henrique também apresentou duas sugestões. O vereador defende que as cooperativas de catadores recebam os resíduos recicláveis e que sejam contratadas para realizar a triagem dos recicláveis.
Os questionamentos e sugestões do vereador Humberto Henrique, apresentados durante a audiência, já foram encaminhados para a comissão responsável pela montagem do edital de licitação.
Em 15 dias a Prefeitura deve apresentar uma versão final.
Ministério Público
O promotor Robertson Azevedo, da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná, também participou da audiência.
Azevedo deixou claro que a área onde a Prefeitura insiste em depositar e tratar o lixo da cidade não pode mais ser utilizada para esta finalidade.
De acordo com o promotor, este é apenas um dos fatores que pode motivar a anulação da idéia apresenta pela Prefeitura.