Maringá inaugura a 12ª unidade do programa no Paraná; mais uma unidade está em construção no campus da UEM A partir do dia 5 de maio, segunda-feira, a população de Maringá contará com o atendimento da Farmácia Popular do Brasil. O programa, criado pelo Governo Federal, oferece mais de 100 medicamentos com preço até 90% mais barato que o valor de mercado.

Esta conquista acontece após iniciativa do vereador Humberto Henrique (PT) que no início de 2006 esteve pessoalmente no Ministério da Saúde, em Brasília, para conhecer o programa e trazer a novidade para Maringá.

Além de ampliar o acesso aos medicamentos considerados essenciais, outro objetivo programa é evitar que pacientes interrompam o tratamento por falta de condições financeiras para comprar seus remédios.

Os medicamentos são adquiridos, de laboratórios públicos e privados, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, e distribuídos para as Farmácias Populares. Como resultado desta parceria a população tem acesso a mais de 100 tipos de remédios com preço abaixo do custo.

A Farmácia Popular oferece desde preservativo até medicamentos que tratam de doenças comuns no Brasil como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, entre outras. Para adquirir os medicamentos oferecidos, basta apresentar uma receita médica.

Pastoral da Pessoa Idosa
Mais de dois anos já se passou desde que a proposta da farmácia Popular do Brasil foi apresentada à Prefeitura de Maringá pelo vereador Humberto Henrique. O apoio da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), da Arquidiocese de Maringá, foi fundamental para que a Prefeitura aceitasse a oferta do programa para a população da cidade.

A administração afirmava que o programa não era prioridade do governo municipal. Mas, com a insistência do vereador Humberto Henrique, somada com o apoio da PPI, a Prefeitura foi convencida dos benefícios oferecidos pela Farmácia Popular e, finalmente, assinou o convênio.

Mais uma unidade
A indecisão da Prefeitura, na época, motivou o vereador Humberto Henrique a apresentar o programa também para a Universidade Estadual de Maringá (UEM). A instituição assinou o convênio antes do Governo Municipal e garantiu os recursos federais para mais uma unidade da Farmácia Popular do Brasil em Maringá. No momento, as instalações estão em construção no campus da UEM.


Serviço:
Inauguração da Farmácia Popular do Brasil – Unidade Maringá
Data/Horário: 5 de maio, segunda-feira, às 10h30
Endereço: Av Monteiro Lobato, 1.120 (prédio do antigo posto de saúde da Vila operária, próximo ao Colégio Estadual João XXIII)
Linhas de ônibus: 335 – VILA OPERÁRIA ou 334 – CJ CIDADE CANÇÃO

Lista de medicamentos:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/tabela_farmaciapopular_abril08.pdf