Verba liberada para Farmácia Popular completa 1 ano
A iniciativa de trazer o projeto para a cidade foi do vereador Humberto Henrique (PT) que, no inicio de 2006, manteve contato com o Ministério da Saúde para conhecer os benefícios do programa. São 352 unidades em funcionamento, distribuídas em 28 cidades brasileiras, inclusive em Sarandi, onde a Farmácia atende há um ano e meio. De acordo com o Ministério, o prazo para aplicação dos recursos é de seis meses. “Ultrapassando este período, o município pode perder a verba”, alerta Suzete Rocha, integrante da equipe responsável pelo programa.
O local escolhido pelo município para implantação da Farmácia já foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Será na avenida Monteiro Lobato, próximo ao colégio estadual João XXIII. “Gostaria que fosse no centro da cidade para que a população pudesse ter acesso facilitado ao programa, mas a prefeitura aponta que não há esta possibilidade, pois o local selecionado já é do município”, comenta o vereador Humberto Henrique.
A prefeitura de Maringá afirma que a falta de profissionais, como farmacêutico, é um dos motivos da demora para oferecer o programa à população. Segundo o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, um concurso público está em andamento para contratar os servidores que vão atuar na Farmácia Popular da cidade.
Em função da demora, Humberto Henrique informa que vai solicitar, novamente, uma previsão para instalação da Farmácia Popular do Brasil em Maringá. “No último requerimento que fiz, a Secretaria de Saúde respondeu que a Farmácia estaria funcionando em meados de 2007, mas até agora nada”, justificou.
Sarandi
Em Sarandi, a Farmácia Popular existe desde fevereiro de 2006. Segundo o farmacêutico responsável pela unidade, Ivens Camargo Filho, são atendidas em média 80 pessoas por dia. Os medicamentos mais procurados são para o controle de hipertensão, diabetes, colesterol e micose. Ele também explica que ao todo são oferecidos 95 tipos de medicamentos com valor de 50% a 90% mais barato que nas farmácias comuns. “O objetivo do programa é ampliar o acesso da população aos medicamentos. Aqui nós temos diversos remédios que não são encontrados em todos os postos de saúde e que o usuário pode adquirir com um preço menor”, ressalta o farmacêutico.
UEM
Humberto Henrique também intermediou mais uma unidade da Farmácia Popular para a cidade, que será instalada em convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). O reitor da Universidade, Décio Sperandio, garantiu ao vereador que o local para funcionamento da unidade, junto ao departamento de Farmácia, já está sendo adequado.
Serviço:
Farmácia Popular – Sarandi
Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.
Endereço: Av Londrina, 1161
Telefone: 44 3905-1839
Ministério da Saúde – Farmácia Popular
Telefone: 61 3315-3361
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.