Na terceira edição do Congresso Municipal, partido elege quatro delegados em Maringá Com a eleição de quatro delegados, o Partido dos Trabalhadores de Maringá realizou seu III Congresso – fase Municipal no último final de semana, nas dependências da Câmara Municipal. Participaram da abertura, no sábado, 23, o Presidente Estadual do PT, Deputado Federal André Vargas, o Deputado Estadual licenciado e Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Enio Verri o Coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Ivo Callefi.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do PT de Maringá, Rubem Mariano, e contaram com a presença dos vereadores Mário Verri e Humberto Henrique. Os delegados eleitos são: deputado estadual licenciado, Enio Verri, Telma Maranho, Tânia Tait e Claudemir Feltrin. O presidente do PT de Maringá, Rubem Mariano, o vereador Mário Verri, Denir Pereira Mendes e Marlei Fernandes são os quatro suplentes.


Otimismo

Na abertura dos debates, sábado, os discursos apontaram para uma visão otimista quanto ao futuro do PT no município, no Paraná e no Brasil. “É necessário resgatar aqueles mesmos princípios que orientaram a criação do PT, em 1980, baseados no desejo comum de termos uma sociedade justa, fraterna e igualitária”, afirmou o Secretário de Estado, Enio Verri. “Éramos, então, tidos como visionários, mas viemos num crescente, acreditamos que a utopia era possível e elegemos vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, governadores e, por fim, o Presidente da República”, lembrou Verri.

Para o presidente do PT paranaense, deputado federal André Vargas, o partido tem “importância estratégica em Maringá, onde já fomos governo”. Vargas recuou no tempo para citar o descrédito com que a grande imprensa nacional recebeu a criação do PT, há 27 anos. “O mínimo que diziam é que jamais chegaríamos ao poder com um partido de esquerda naquele formato que pregava a democracia interna e defendia uma proposta socialista para o país”.  No entanto, disse ele, “fomos capazes de provar que nossa utopia nós a construímos todos os dias, sem tréguas, sem esmorecer no ideal”, ratificou.

Com o povo
Após opinar no sentido de que o PT aproveitaria este congresso para “rever, reavaliar e ter clareza quanto ao nosso projeto original de partido”, o Coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Ivo Callefi, exortou os petistas a “não deixar que o PT se desgrude do povo, dos trabalhadores, porque esta foi a idéia que nos gerou”,
acrescentou.

”O desafio, hoje, é saber como vamos atualizar aquela indignação, aquela fibra indomável que nasceu com o PT”, avaliou, por sua vez, o presidente do PT em Maringá, Rubem Mariano  “Agora, o essencial é pensar também em estratégias que possam vencer a burocracia e romper as amarras deixadas pelas elites deste país”, incitou Mariano ao discursar no sábado.

Compromissos
Os vereadores Mário Verri e Humberto Henrique, que formam a bancada do PT na Câmara Municipal de Maringá, também deixaram mensagens aos militantes. Mario Verri observou o “entusiasmo que tomou conta” da direção do partido nos preparativos para o III Congresso – fase Municipal. “Foi feito um ótimo trabalho, vi muita dedicação, é essa a marca do verdadeiro PT”, sublinhou. Mário previu, ainda, um dia antes da eleição dos delegados, que Maringá conseguiria eleger pelo menos quatro deles, o que de fato aconteceu. Antes, “tradicionalmente, só conseguimos enviar um ou dois delegados para o Congresso Estadual”, lembrou.

Já o vereador Humberto Henrique afirmou que ao PT tem de mostrar que “ainda é um partido com a concepção diferente de todos os demais” e que cada militante, dentro de suas possibilidades, “deve ter em mente a implantação do projeto de sociedade que foi traçado nas origens do partido”. Segundo ele, “a missão é fazer acontecer tudo aquilo que acreditamos e defendemos”.

Próximas etapas
A fase estadual do III Congresso do Partido dos Trabalhadores será realizada dias 28 e 29 de Julho, em Curitiba. Depois, nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, será a vez do III Congresso Nacional do PT, marcado para São Paulo.


Fonte: http://www.ptmaringa.org.br/news.php?cod=822