Com base em dados da OMS, número real pode ser 50 vezes maior

A epidemia dos casos de dengue continua na cidade de Maringá. Segundo dados levantados pelo jornalista Ronaldo Nezo, já são 1907 casos confirmados e 7306 aguardando resultado dos exames. Mesmo com o término do período mais favorável à reprodução do mosquito Aedes Aegypt, o recorde histórico dessa doença na cidade só aumenta a cada dia.

Com base em relatório da Controladoria Geral da União (CGU), um levantamento realizado pelo vereador Humberto Henrique apontou que a demora da atual administração em fazer concurso para contratar novos agentes ambientais foi uma das causas para essa situação. A cidade ficou com o serviço de visitas deficiente por quase um ano e, na época,  foi cumprida apenas 39% da meta de visitação estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Ronaldo Nezo também encontrou outra informação importante a respeito deste tema. Segundo ele, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que para cada caso confirmado estatisticamente, existem pelo menos outros 50 não identificados. São situações em que os infectados não chegam a procurar o consultório médico porque apresentam sintomas mais leves, no entanto, como essas pessoas foram contaminadas, elas se tornam transmissoras da doença. Portanto, pelas contas da OMS, Maringá está perto dos 100 mil casos de dengue.

Nezo também informou que “não foi fácil conseguir esses números”. Ele diz ter a impressão de que “há uma tentativa de manter o assunto em silêncio”. Portanto, cabe a população dar a sua resposta. Consciente da sua responsabilidade e independente das falhas do poder público, o cidadão deve aproveitar a estação do frio e limpar os quintais eliminando todos os locais e objetos que possam acumular água. Caso contrário, no próximo verão seremos, mais uma vez, vítimas do mosquito.

Como lembra a campanha de combate a dengue do Governo Federal, “NÃO ESQUEÇA: A DENGUE SE COMBATE TODO O DIA”. Neste sentido, o Mandato Participativo do Vereador Humberto Henrique convida você para que também entre nesta campanha. Como pode ler aqui, estamos fazendo a nossa parte e contamos com a sua para que esta realidade não resulte em mais mortes e nova epidemia em 2008.


Assista e divulgue este vídeo sobre o combate a dengue:
VT para TV e Intenet


Fontes:
Blog do Ronaldo Nezo
Blog Repiquete