Atendendo convocação da Câmara de Maringá, hoje, dia 03, o secretário municipal de saúde, Antonio Carlos Nardi, prestou esclarecimentos aos vereadores sobre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti desenvolvidas pelo município desde 2005. A participação ocorreu no logo no início da sessão e Nardi respondeu, por quase duas horas, diversas perguntas tentando justificar a epidemia de dengue na cidade, que já tem quase 600 casos confirmados da doença.
Reconhecendo que a dengue é um problema nacional, o vereador Humberto Henrique acredita que a quantidade de casos registradas em Maringá está além do aceitável e destacou a desarticulação das equipes da vigilância ambiental, ocorrida em 2005, e a falta de ações permanentes como falhas do poder público que estão colaborando para a atual situação.
Ainda de acordo com o vereador Humberto Henrique, no município de Sarandi, cidade com as mesmas características climáticas de Maringá, são 20 os casos de dengue. Em visita às autoridades daquela cidade, o vereador Humberto constatou a existência de um trabalho permanente de conscientização da população. Além das visitas às casas, em Sarandi, a Secretaria de Saúde do município desenvolve desde o ano de 2000 projetos nas escolas, realiza palestras nos bairros, igrejas e empresas e produz brindes como imãs de geladeira, quebra-cabeça e bonés, entre outros investimentos para garantir a prevenção.
Por fim, o vereador Humberto Henrique questionou a forma como a prefeitura administra o recurso que recebe do Governo Lula para combater a dengue. Segundo o vereador, utilizando melhor a verba, o município poderia valorizar os servidores que atuam como agentes ambientais. Atualmente eles recebem apenas um salário mínimo enquanto em 2004 eles tinham auxílio alimentação. Já em outras cidades possuem, inclusive, direito a adicional de insalubridade.
Os vereadores também foram prestigiados pela presença do coordenador nacional do Programa de Combate a Dengue, representando o Ministério da Saúde, Giovanini Evelin Coelho. Ele elogiou a atitude do legislativo maringaense em promover o debate sobre a questão da dengue na cidade. A proposta de convidar o secretário Nardi partiu vereador Humberto Henrique, após reuniões internas com o Partido dos Trabalhadores, e foi compartilhada através de requerimento assinado pelos veradores Mário Verri e Márcia Socreppa.