CAPSEMA
A vereadora Marli questionou o Secretário se existe algum vínculo entre o repasse que era feito à CAPSEMA com os recursos aplicados pelo município na área da saúde, já que a Prefeitura tem utilizado como argumento para suspender o repasse o fato de que há municípios onde essa relação foi considerada ilegal. Nardi foi enfático ao esclarecer que “a saúde não tem relação alguma com a CAPSEMA”.
FARMÁCIA POPULAR
Programa conquistado para Maringá com o empenho do Vereador Humberto Henrique, a Farmácia Popular do Brasil em convênio com a Prefeitura será instalada no prédio do antigo posto de saúde da Vila Operária, garantiu o Secretário de Saúde. Segundo Nardi, a Prefeitura deve começar em breve as obras de adequação no local para atender as determinações do Ministério da Saúde.
FILA DE ESPERA
De acordo com os números divulgados na Prestação de Contas, a fila de espera por consultas especializadas teve redução de quase 25%. Tomando como base o último número divulgado pela Secretaria, hoje ainda existem 18,5 mil pessoas na fila, contra 2 mil em 2004.
AUSÊNCIAS DIMINUEM
Outro índice que também apresentou queda foi a ausência dos pacientes em consultas especializadas agendadas. O número que antes representava 33% agora está em 18%. Para que este percentual caia ainda mais, Humberto Henrique sugeriu que o município oriente a população a respeito do assunto, pois, mesmo com a falta do usuário à consulta, ela será paga, gerando prejuízos à própria população.


Fotos: Gelinton Batista