O Vereador Humberto Henrique recebeu alguns números da coleta de lixo da cidade de Londrina para poder compará-los com os números aferidos do edital de terceirização da coleta de lixo em Maringá. O Vereador Humberto Henrique recebeu um e-mail do Diretor de Operações da Prefeitura Municipal de Londrina em resposta à alguns questionamentos seus.

Analisando as informações recebidas, tem-se o seguinte:

1. Coleta de Resíduos Sólidos:

Valor do contrato (mês): R$ 351.491,83
Valor anual do contrato: R$ 4.217.901,96
Quantidade coletada (mês): 11.100 toneladas
Quantidade de resíduos levados por particulares até o aterro (mês): 1.500 toneladas

Considerando o valor mensal do contrato e a quantidade mensal coletada, chega-se ao valor de apenas R$ 31,67 pago por tonelada de lixo, menos da metade do valor máximo previsto em edital pela prefeitura por tonelada de lixo coletada em Maringá, que é de R$ 80,00.

2. Operação do aterro e trituração de galhos:

Valor do contrato (mês): R$ 113.827,33
Valor anual do contrato: R$ 1.365.927,96

Considerando o valor mensal do contrato e a quantidade total de lixo coletado (coletado nas ruas + levados por particulares até o aterro), chega-se ao valor de apenas R$ 9,03 pago por tonelada de lixo para o controle do aterro sanitário.

3. Coleta seletiva:

Quantidade coletada (mês): 3.000 toneladas
Valor do contrato (mês): R$ 108.796,10
Valor anual do contrato: R$ 1.305.553,20

Considerando o valor mensal do contrato e a quantidade mensal de lixo reciclável coletado, chega-se ao valor de R$ 36,27 pago por tonelada de lixo reciclável coletado.

Para comparar com os números do edital da prefeitura, clique aqui.