A unidade do Programa Farmácia Popular a ser instalada em Maringá, via Município, aguarda ação da Prefeitura. Uma outra unidade deverá ser instalada através da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que formalizou a adesão anterior ao Município. Ambos os processos contaram com a participação do Vereador Humberto Henrique. O Vereador Humberto Henrique vem discutindo com a administração a implantação do Programa Farmácia Popular, no Município, desde o início de 2006. Ao final de julho, a partir do projeto do vereador, autorizando a celebração do convênio, o Executivo assinou os termos de adesão e compromisso. Em 09 de agosto o Ministro da Saúde assina a portaria 1841/06, habilitando Maringá ao Programa Federal. E a partir de 31 de agosto o Município teve, em conta sua, o montante de R$ 50 mil, destinados à instalação – reforma e adequação do espaço – de uma unidade da Farmácia Popular do Brasil. Até o momento não foi oficializado o local onde será montada a unidade.
Antônio Carlos Nardi, Secretário Municipal de Saúde, comentou com o Vereador Humberto Henrique que poderia ser o Conjunto Champangnat. Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, que teve como pauta a Farmácia Popular, o secretário mencionou o Conjunto Hermans Moraes de Barros, como possível região onde seria instalada a unidade da Farmácia Popular.
O Vereador Humberto Henrique se propõe a acompanhar o processo. Conhecer os motivos da administração em retardar a instalação dado que a verba federal destinada para esse fim, já foi disponibilizada ao Município, pelo sistema de repasse Fundo a Fundo.
Para mais informações de repasses, acesse o portal do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.