O Mandato Participativo do Vereador Humberto Henrique tem acompanhado com atenção as reivindicações dos servidores públicos municipais através do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (SISMMAR) e de alguns servidores que têm procurado diretamente o gabinete do Vereador Humberto Henrique Reivindicações:

• Reajuste salarial de 16,67;
• Pagamento da progressão salarial;
• Fim das perseguições aos servidores municipais;
• Melhores condições de trabalho;
• Valorização do funcionário público e a implantação do Plano de Carreira.

O Mandato Participativo do Vereador Humberto Henrique tem acompanhado com atenção as reivindicações dos servidores públicos municipais através do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (SISMMAR) e de alguns servidores que têm procurado diretamente o gabinete do Vereador Humberto Henrique. Assim, temos confiança e serenidade para afirmarmos que temos total conhecimento da situação vivida pelos servidores hoje.

Temos observado atentamente as leis votadas e aprovadas na Câmara e que ferem os direitos dos servidores, como:

• diminuição de 4 para apenas 1 funcionário municipal liberado para trabalhar no sindicato;
• gratificação por produtividade, inclusive para cargos de confiança (CCs) enquanto o pagamento da progressão funcional (que é lei) está atrasado;
• retirada da eleição direta para diretoras de escolas e centros de educação infantil;
• entre outras.

Entretanto, por sermos minoria dentro da Câmara Municipal, já que a maioria dos vereadores fazem parte da base aliada ao prefeito municipal, nos vemos, algumas vezes, de mãos atadas mas dentro dessas limitações que nos são impostas, buscamos realizar o melhor trabalho possível, no sentido de defender os direitos dos funcionários municipais e auxiliarmos os servidores que nos procuram e o sindicato que os representa.

Contudo, faz-se necessário a organização dos servidores municipais para lutar e conquistar seus direitos.

Nesse sentido, o Mandato Participativo do Vereador Humberto Henrique vêm trabalhando a conscientização e mobilização dos servidores para participarem ativamente das atividades do Sindicato desde o início de seu mandato.

Neste momento, por falta de diálogo por parte do prefeito municipal Sílvio Barros II, os servidores continuam em greve, iniciada no último dia 05 de junho.

O Vereador Humberto Henrique entende como legítimas as reivindicações dos servidores e tem atuado, sempre que solicitado, como hoje, quando participou como observador, juntamente com o presidente da OAB Maringá, Airton Kenji Ueda, de reunião de de conciliação entre a prefeitura e o sindicato, convocada pela Procuradoria Regional do Trabalho. Entretanto, o prefeito Sílvio Barros II não compareceu, enviando apenas representantes da prefeitura. Por parte do sindicato, participaram Ana Pagamunici e Avanílson Alves Araújo, respectivamente, presidente e assessor jurídico do SISMMAR. Durante a reunião, que não durou não mais que uma hora, nada foi negociado porque os representantes da prefeitura exigiram que a mesma fosse filmada, mas o Procurador não permitiu a gravação.

Desta forma, o Vereador Humberto Henrique e seu Mandato Participativo têm procurado agir em defesa do funcionalismo público municipal e da população maringaense buscando, da melhor forma possível, soluções para o fim da greve.