Conferência Estadual da Economia Solidária
Nesta ocasião, o Grupo de Estudo e Ação Política Liberdade (GEAP) também esteve representado pela sua integrante Denize, que lá esteve como delegada.
Elas foram eleitas delegadas durante a I Conferência da Macro Região Norte de Economia Solidária, realizada no dia 20 de maio, na Casa de Cultura Irmã Antona, em Sarandi.
Na Conferência Estadual foram eleitos delegados para participarem da Conferência Nacional de Economia Solidária que acontecerá de 26 a 29 de junho, em Brasília.
Maringá teve dois delegados eleitos: Roseli, representante da Feira de Artesanato Liberdade, e Shina, presidente da Cocarema e da Copercentral.
A Economia Solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias, redes de cooperação, complexos cooperativos, entre outros, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário, constituindo-se numa resposta da sociedade civil à crise das relações de trabalho e o aumento da exclusão social possuindo as seguintes características comuns:
- Autogestão: os trabalhadores associados são os efetivos gestores do processo produtivo e das relações de trabalho.
- Democracia Interna: os trabalhadores associados participam do processo decisório, no âmbito dos empreendimentos solidários.
- Solidariedade e Cooperação: são os valores diferenciais que caracterizam a organização do processo produtivo e as relações entre os participantes dos empreendimentos solidários.
- Cooperativismo e Associativismo: figuram como modelo organizativo e de estrutura jurídica, adequado aos interesses dos trabalhadores nesses empreendimentos.