Proposição do CEE sobre lista tríplice em Maringá é apresentada, publicamente, no Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, organizado pelo Conselho Municipal de Educação e entidades parceiras.
A proposta do Poder Executivo, no último semestre de 2005, de implantação da lista tríplice para escolha dos diretores de escolas municipais causou polêmica em Maringá, levando o Conselho Municipal de Educação - CME a solicitar um posicionamento do Conselho Estadual de Educação – CEE, sobre o assunto.

A Secretaria da Educação divulgou uma suposta carta do CEE, na qual era legitimada a ação do Prefeito Municipal de tomar a referida medida. Entretanto, segundo afirmação da Profª Maria Dativa de Sales – UFPR, em palestra no Fórum de Debate em Defesa da Escola Pública, ocorrido em primeiro de abril, o CEE fez apenas uma PROPOSIÇÃO acerca da lista tríplice, na qual assinala ser um "... enorme retrocesso sobre o qual este Conselho não pode silenciar...", a medida do Executivo. A proposição em questão é garantida pelo Ofício de nº 117/06, datado de 29 de março de 2006, emitido pelo CEE à Secretaria Municipal de Educação de Maringá e assinado pelo vice-presidente do CEE/PR, Domenico Costella.

Disponibilizamos aqui na íntegra os textos do Ofício 117/06 e a Proposição do CEE/PR.