
Atendendo convite do vereador Humberto Henrique (PT), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ailton José Morelli, usou a tribuna da Câmara de Maringá na sessão desta terça-feira (14) para apresentar aos vereadores um breve resumo sobre a Audiência Pública Crianças, Adolescentes e Jovens: Direito à Cidade e Conferência Municipal de Meninos e Meninas de Maringá. Susylene Olivieira, estudante da Universidade Estadual de Maringá, também falou sobre a Audiência.
Morelli entregou um relatório com as principais conclusões dessas discussões. Entre elas a necessidade de instalação de um pronto atendimento infantil na UPA Zona Norte, implantação do Conselho Municipal da Juventude e do 3º Conselho Tutelar, capacitação de servidores que trabalham com crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
Ele também ressaltou a importância do Estatuto da Criança e Adolescente, que esta semana completa 25 anos, e da necessidade de se trabalhar pela não redução da maioridade penal no Brasil.
Assista ao vídeo com a fala de Ailton Morelli
Susylene destacou a importância de espaços de diálogo, como audiências e conferências, para que os jovens possam ser ouvidos pelo Poder Público. “Quem está fora do centro da cidade quer ser ouvido para poder demonstrar como é sua realidade. Queremos que o Poder Público compreenda como nós enxergamos a cidade e como gostaríamos que ela fosse para nós.”
Assista ao vídeo com a fala de Susylene
Com informação da Assessoria de Imprensa CMM