Acontecerá amanhã, quinta-feira, dia 22 de dezembro de 2005, às 11:00 hs, na Rodovia PR 317, trevo de acesso a Campo Mourão, a inauguração do Marco Referencial alusivo à passagem da linha imaginária do Trópico de Capricórnio por Maringá.           A Lei 2.205 de 1987 autoriza o Poder Executivo Municipal a eregir marco referencial à passagem da linha imaginária do Trópico de Capricórnio por Maringá. Contudo, mesmo existindo a lei há 18 anos, nada tinha sido construído até o momento.

          Assim, o vereador Humberto Henrique, procurou a VIAPAR e o DER e, em conjunto, desenvolveram um projeto para que fosse construído o marco.

          A construção do monumento foi realizado pela VIAPAR, com autorização do DER/Pr, atendendo a uma solicitação do vereador Humberto Henrique.

          O projeto foi elaborado pela arquiteta Samira Soledad Góngora a partir do desenho original criado pelo professor Jorge Villalobos, coordenador do Observatório Ambiental, da Universidade Estadual de Maringá.

          A data da inauguração do marco, marcada para amanhã, dia 22 de dezembro 2005, foi escolhida devido ao fato de que dia 22 de novembro marca o “Solstício” e a linha do Trópico de Capricórnio identifica o “Solstício”. São correspondentes aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar. O Solstício de Verão é nos dias 21 e 23 de dezembro.

          No solstício de verão do hemisfério sul (21 de dezembro), o Sol incide perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio. Isso significa que o hemisfério norte está recebendo uma menor quantidade de luz solar; por isso; vive a sua estação mais fria, marcada por dias mais curtos e noites mais longas. No solstício de verão do hemisfério norte (21 de junho), o Sol incide perpendicularmente ao Trópico de Câncer, caracterizando a estação fria no hemisfério sul. No início da primavera e do outono (equinócios), quando o Sol incide perpendicularmente ao equador, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar e os dias e noites têm duração igual em ambos.