Comitiva de lideranças políticas que contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, pediram ao prefeito de Maringá para retirar o projeto de lei que revoga a concessão das terras onde funciona há mais de 12 anos a Escola Milton Santos de Agroecologia.

O diálogo ocorreu momentos antes do encerramento da 12ª Jornada de Agroecologia, no último sábado (10), evento que reuniu 3500 participantes na sede da Milton Santos. O vereador Humberto Henrique (PT) acompanhou o ministro e também conversou com o prefeito sobre a necessidade de manter a concessão da área onde a escola está instalada.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito afirmou que vai conversar com a direção da Milton Santos para resolver o impasse. Os vereadores Dr. Manoel, Belino Bravin, Mario Verri, Carlos Mariucci e Ulisses Maia também participaram do ato político.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa


Centro de Educação em Agroecologia
A Escola Milton Santos é um Centro de Educação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável dos Movimentos Sociais Populares do Campo, criada em 10 de junho de 2002, em área cedida pela Prefeitura Municipal de Maringá.

Dentre outras atividades de formação e produção agroecológica, a Escola Milton Santos oferece desde 2003 o Curso Técnico em Agroecologia, em diversas modalidades (pós-médio, integrado ao médio, educação de jovens e adultos), inicialmente em parceria com a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) e atualmente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), cursos estes reconhecidos pelo MEC.

Já se formaram quatro turmas, totalizando 80 técnicos formados. Prevê-se o início da quinta turma para dezembro de 2012. Até o final deste ano, também deve ter início o curso de graduação “Pedagogia para Educadores do Campo”, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá-UEM.

A Escola ainda é espaço para diversos cursos e encontros de capacitação e qualificação de camponeses e camponesas e de pesquisa e difusão de práticas em Agroecologia, Energias Renováveis, Saúde e Educação do Campo.

Fonte: Escola Milton Santos