O vereador Humberto Henrique (PT) participou, no início da noite de hoje (1º), de uma reunião organizada por proprietários de terrenos no Jd. Oriental. Eles são contrários ao valor do IPTU lançado pela Prefeitura.



Humberto anunciou que a Câmara está elaborando um projeto de lei corrigindo os valores. A proposta prevê que a cobrança obedeça aos mesmos critérios adotados pela Prefeitura nos outros bairros da cidade com infraestrutura semelhante.

De acordo com o vereador, já houve diálogo com os demais parlamentares. “A maioria dos vereadores se comprometeu em assinar o projeto e votar favorável,” explicou. A previsão é de que a matéria seja votada já nas primeiras sessões deste ano. As reuniões dos vereadores para votação de projetos voltam na próxima terça-feira (5).

O vereador Adilson Cintra também participou da reunião manifestando seu apoio aos proprietários de terrenos no Jd. Oriental.

“Votei contra e alertei os demais vereadores”
Para calcular o IPTU, a administração municipal utiliza como base o valor de mercado do imóvel. No entanto, os valores adotados pelo município estão defasados devido a supervalorização imobiliária ocorrida na cidade.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura enviou Projeto de Lei para a Câmara reajustando a cobrança do imposto para 2013. Os valores, em relação ao ano anterior, tiveram apenas a correção da inflação.

Já para os terrenos do Jd. Oriental, por ser um loteamento novo, a Prefeitura fixou os valores de mercado atualizados. Com essa medida, enquanto no Jd. Oriental a Prefeitura lançou carnês de IPTU com média de R$ 2 mil, nos bairros semelhantes o valor médio é de R$ 600 reais.

“O prefeito poderia ter enviado o projeto até setembro, mas enviou em agosto e, ainda, para votação em regime de urgência. Eu votei contra e alertei os demais vereadores,” relata Humberto Henrique. Ele informa que o texto, com mais de 200 páginas, chegou à Câmara duas horas antes da votação.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa