Atendendo pedido de moradores do Jardim Alvorada, em Maringá, o vereador Humberto Henrique esclareceu dúvidas sobre o projeto da Prefeitura que pretende instalar uma usina para queimar o lixo da cidade.

reuniao sobre lixo

Humberto apresentou as desvantagens e os perigos do projeto proposto pela Prefeitura e apontou os caminhos ideais para solucionar a destinação do lixo. O vereador apresentou dados e documentos que revelam que a administração municipal abandonou a reciclagem.

Segundo Humberto, ao invés de obedecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura tem contrariado a Lei Federal e priorizado a implantação de uma usina para queimar o lixo. Além de gases perigosos, esta tecnologia precisa queimar material reciclável para funcionar e ainda gera cinzas altamente tóxicas que dependem de aterros industriais, até 10 vezes mais caros que os aterros comuns.

Ao final da exposição do vereador, os moradores fizeram perguntas e reafirmaram o posicionamento contrário a instalação da usina de incineração. Todos os presentes já assinaram o formulário do projeto de lei de iniciativa popular contra a incineração. A reunião aconteceu no dia 25 de abril na CEB Santa Luzia, na paróquia São Francisco de Assis.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa