Está no ar desde a última segunda-feira o blog (www.afavordascasasgeminadas.blogspot.com) do movimento em defesa das casas geminadas. A intenção, segundo os organizadores, é criar um canal de comunicação com as pessoas que se mobilizam para assegurar o direito de construir em sistema geminado na cidade.

casas geminadas

Formado por construtores, pedreiros e donos de materiais de construção, o grupo luta pela revogação do artigo 39 da Lei n. 888/2011. O texto proposto pelo prefeito exige que os proprietários de terrenos com 300 metros quadrados com interesse de construir no sistema geminado façam um cadastro na prefeitura, dentro do prazo de um ano.

Em entrevista a um telejornal da cidade, o prefeito respondeu que vai proibir a construção geminada para quem perder o prazo ou não ficar sabendo da exigência. A restrição também irá valer para quem adquirir os terrenos após o período de cadastramento.

Segundo o movimento, a medida vai aumentar o valor dos terrenos 300 metros quadrados existentes na cidade e inviabilizar a construção de residências através do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

“Colocar defeitos nas casas geminadas como desculpa para criar restrições contra este tipo de moradia é uma grande jogada”, argumenta o movimento. O grupo relaciona a iniciativa do prefeito com o interesse de beneficiar grandes construtoras interessadas em construir apartamentos na cidade pelo MCMV.


Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique