
Humberto explanou sobre o papel da instituição Câmara para garantir a democracia e evitar decisões ditatoriais ou que não beneficiam a população. Em seguida o vereador apresentou um estudo que comprova ser possível ampliar a representação da população com mais vereadores, mantendo ou até reduzindo os gastos atuais.
Contrário a qualquer tipo de aumento de despesas, Humberto esclareceu que a Câmara de vereadores ainda possui cargos comissionados em excesso, 29 desses estão vinculados à presidência da Câmara.
Pelo estudo, o vereador Humberto Henrique explica que é possível cortar cerca de 20 cargos comissionados, reduzir os salários pagos aos comissionados que restarem, ampliar para 19 o número de vereadores e ainda economizar quase R$ 45 mil por ano.
Caso esse estudo seja aprovado pela opinião pública e também pelos demais vereadores, o que vai garantir que os gastos atuais não serão aumentados é uma modificação na Lei que define o máximo que a Câmara pode aplicar para manutenção de suas atividades.
Confira o estudo sobre o número de vereadores
Hoje a Constituição permite que seja utilizado até 5% da receita tributária do município. Pelo estudo do vereador Humberto, a proposta é aprovar uma Lei determinando que em Maringá este limite seja menor, em torno de 3,1%, valor que é gasto atualmente.
Reuniões
A reunião foi realizada no Jardim América e contou com a participação de moradores de toda a região. Na próxima quinta-feira (21) a reunião do mandato do vereador será no Conjunto Requião.
Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa